Gengivite

A gengivite é moderadamente fácil de tratar quando detectada rapidamente. A abordagem começa com uma avaliação com o seu dentista para realizar uma cuidadosa profilaxia, a fim de retirar a placa e o tártaro. A placa é um acúmulo de bactérias que se forma continuamente sobre os dentes e no contato com a gengiva, ocorre com a presença da saliva, alimentos e líquidos sobre os dentes. Já o tártaro é um depósito mineral endurecido que recobre os dentes quando se concentra placa durante um longo período.

1.jpeg

Retração Gengival e Perda Óssea

Os defeitos de recessão gengival representam uma grande preocupação para os pacientes causada não só pela dolorosa sensibilidade das raízes como pela sua aparência altamente inestética.

Straumann® Emdogain é a solução cienticamente comprovada que permite a previsibilidade da regeneração dos tecidos periodontais duros e moles. Deste modo, Straumann® Emdogain preserva e estabiliza os dentes

2.jpg
3.jpg

Limpeza e Raspagem

Este processo meticuloso de limpeza no consultório de seu dentista, denominado raspagem, pode ser incômodo se suas gengivas forem sensíveis, por isso assegure-se de conversar com seu dentista dental se existirem esses sintomas, para que o procedimento seja da forma mais tranquila possível.

Depois da profilaxia profissional para eliminar o tártaro e a placa, as gengivas podem permanecer sensíveis durante alguns dias. Existe fio dental específico para gengivas sensibilizadas. Você deve manter a higiene oral respeitando uma rotina de escovação dos dentes duas a três vezes ao dia e uso permanente de fio dental, com o objetivo de prevenir a recidiva da gengivite. Seu dentista pode sugerir uma escovação dos dentes mais repetida e um enxaguante anti-séptico, ao menos até que as gengivas comecem a apresentar sinais mais saudáveis.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada ou quando o tratamento é prorrogado a infecção e a inflamação migram das gengivas para os tecidos q suportam os dentes, ou seja, os ligamentos e o osso. A perda de suporte faz com que os dentes apresentem mobilidade e, em muitos casos, acabem simplesmente caindo, fenômeno esse conhecido como periodontite. A periodontite é a doença da boca q mais causa perda de dentes.

5.jpg
6.jpg
7.jpg
9.jpg

Ocorre o acúmulo da placa e do tártaro nas raízes dos dentes. Como esse acúmulo desencadeia o processo de destruição dos tecidos de suporte, a infecção causa o aparecimento de um espaço entre as gengivas e os dentes, que está acumulando tártaro e placa. A inflamação desse tecido infectado causa inchaço o que contribui ainda mais para a retenção da placa bacteriana e formação de tártaro. Em casos mais graves pode ocorrer o desenvolvimento de abscessos periodontais.

No exame da boca é possível ver gengivas inchadas, moles, bastante avermelhadas e sangrantes ao toque ou expontaneamente. O paciente pode apresentar mal hálito e cálculos e placas podem estar presentes na junção dentes-gengivas, com espaços aumentados nas gengivas. Geralmente as gengivas não apresentam dor ou estão levemente sensíveis, exceto nos casos que haja abscesso dentário. As gengivas podem apresentar retrações e os dentes mobilidade.

O tratamento da periodontite tem como objetivo reduzir a inflamação, através da eliminação dos agentes infecciosos e eliminar os espaços entre gengiva e dente (se existir). É importante a avaliação da saúde geral do paciente pois algumas doenças ou distúrbios podem estar relacionados com a presença da periodontite.

A profilaxia dos dentes é bastante meticulosa exigindo o uso de inúmeros instrumentos ou aparelhos para eliminar o acúmulo de placa e tártaro nos espaços entre raízes e gengivas. Por conta dessa abordagem detalhada e profunda, normalmente é necessário a anestesia do local que será tratado. A partir desse momento o paciente necessita de intensa conscientização de sua higiene oral para impedir mais perda de tecidos de suporte. Através de técnicas de escovação e do uso do fio dental, o dentista explicará de que forma e em que frequência o paciente fará sua higiene caseira. É imprescindível que os pacientes com histórico de periodontite, mesmo os tratados, façam reavaliações com o dentista mais de duas vezes por ano.